Ontem(24), o prefeito de Inhambupe, Nena, concedeu entrevista ao programa Digital News, da rádio Digital FM de Alagoinhas. Porém, um fato inusitado chamou mais atenção do que a entrevista em si. É que para divulgar a entrevista, foi publicado um post na página pessoal do prefeito contendo a foto de Nena no studio do programa de rádio e a seguinte mensagem ‘Estou cosedendo(grifo nosso) entrevista aqui na Digital FM 96,3 de Alagoinhas, com Ailton Borges’. Acontece que o termo certo seria ‘concedendo’.

Apesar da frase estar escrita na 1º pessoa do singular, segundo informações colhidas pelo site News Infoco, a publicação da postagem seria de responsabilidade do assessor de comunicação da prefeitura de Inhambupe, Reinaldo Silva. Ele seria o responsável pela manutenção da página pessoal do prefeito, o que a priori configuraria desvio de função. Ainda de acordo com essas informações, as publicações oficiais divulgadas pela prefeitura de Inhambupe em seu site não seriam escritas por Reinaldo Silva, e sim por uma contratada, justamente para evitar esses erros, o que denotaria conhecimento do prefeito sobre as dificuldades do seu assessor com a língua portuguesa.


O trabalho da assessoria de comunicação da prefeitura de Inhambupe é bastante contestada. Primeiro porque Reinaldo Silva no inicio da gestão Nena fazia oposição ao prefeito, e chegou a auxiliar um grande desafeto politico do prefeito, o presidente do MDB de Inhambupe, Ademar Simões, em entrevistas nas mesmas emissoras que hoje leva o Nena.

Outra questão é com relação ao preparo intelectual de Reinaldo Silva, que não possui curso superior em nenhuma área, tão pouco o jornalismo. Algumas pessoas ouvidas pelo News Infoco chegaram a levantar dúvidas inclusive se Reinaldo Silva possuía o ensino médio. Esse seria o currículo acadêmico daquele que é responsável pela comunicação da gestão Nena.

Outro ponto é com relação ao destempero de Reinaldo Silva, que segundo fontes tem causado incômodos ao prefeito. Se por um lado o assessor tem dificuldades para escrever corretamente uma simples frase, por outro ofende com muita violência aqueles que se colocam contrários aos interesses da gestão municipal. Possuidor de um cargo, que se pressupõe ser a de porta voz da gestão, ele ataca jornalistas, radialistas, blogueiros e até vereadores que por algum motivo não concordem com as ações do gestor ou levantam questionamentos. Não a toa, em entrevista concedida ao programa Primeira Mão, da 95 FM de Alagoinhas, Ademar Simões afirmou que o prefeito de Inhambupe age como um ‘capitão do mato’.
O exemplo emblemático desta afirmação, foi dita pelo próprio Ademar Simões, também no Primeira Mão, quando denunciou os ataques desferidos por Reinaldo Silva aos vereadores da cidade que discutiam um projeto que autorizaria a prefeitura de Inhambupe contrair um empréstimo de 4 milhões de reais. Os vereadores estavam discutindo o projeto, mas a demora incomodou o assessor que, segundo Ademar, ameaçou os vereadores divulgando áudios em redes sociais, afirmando que diria os motivos pela não aprovação do projeto, dando a entender que os vereadores negociavam espaço e benesses com o prefeito para a aprovação. O prefeito Nena teve que ir até a Câmara Municipal pedir desculpas aos vereadores e desautorizar as afirmações do assessor. O referido projeto posteriormente foi aprovado na Casa Legislativa por unanimidade.
Mais recentemente, após questionamentos feitos pelo programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM, e deste site News Infoco, o assessor de comunicação voltou a desferir ataques, chamando, inclusive, um dos componentes da bancada do programa radiofônico e editor deste site, de ‘moleque’. Curiosamente, apesar de ser assessor de comunicação da prefeitura de Inhambupe, um cargo de dedicação exclusiva, ele trabalha, durante o horário comercial, em um programa na mesma emissora ao qual acusa de perseguição.
Na última quinta-feira(23), o âncora do programa Primeira Mão, Haroldo Azi, negou que a emissora esteja fazendo perseguição a prefeitura de Inhambupe e deixou o programa a disposição do prefeito para que pudesse explicar tanto o projeto do empréstimo de R$4 milhões, quanto as informações de que a prefeitura de Inhambupe passa por uma preocupante crise financeira. Apesar do convite, até o momento o prefeito não demonstrou interesse em ir ao programa.

Por Caio Pimenta para o News Infoco